Sobre a Ekilibre

Kairos Ekilibre cosméticos

Uma  empresa de Alter do Chão distrito do município de Santarém (PA) localizado às margens do Rio Tapajós, onde se formam belas praias nos períodos de estiagem, conhecidas como o Caribe Amazônico fabrica artesanalmente cosméticos e produtos de higiene pessoal a partir de ervas, raízes, frutas e frutos conhecidos, há gerações, dos povos da floresta. Comunidades e cooperativas formadas por ribeirinhos assentados e indígenas são os fornecedores do empreendimento.

A Ekilibre Amazônia é o nome desta marca que nasceu  dentro de casa em Alter do Chão e, em pouco tempo, conquistou consumidores locais e turistas brasileiros e estrangeiros. Foi fundada por Kairós Kanavarro, um advogado paulista que desistiu da cidade grande e partiu para viver uma jornada turística e de autoconhecimento de 02 meses, mas, que acabou durando 05 anos, entre 2006 e 2010. O nome do negócio faz referência à duas palavras importantes para Kairós: equilíbrio (ambiental) e libre em espanhol significa livre, ou seja, liberdade.

Durante suas andanças, ele conheceu 14 países da América Latina. Chegou ao paraíso paraense em 2011, onde nasceu seu filho. Tudo aconteceu sem programação, apenas por intuição, diz ele. Hoje, Kairós é um empreendedor amazônico, responsável pela marca, formalizada em 2012, que produz 28 tipos de produtos originais da Amazônia, zero sintéticos, sem conservantes e considerados veganos, que promovem bem-estar, saúde e beleza.

Fazem sucesso muito além da floresta. Os mais vendidos são: Serum facial de açaí; Creme facial noturno; Desodorante sem alumínio e Pó dental de jambú. Eles têm propriedades altamente antioxidantes, nutritivas, hidratantes e de regeneração celular, antissépticas, segundo o empresário.

 

 

 

 

 


 

Kairós Canavarro

A Ekilibre conta com bioquímica responsável e todos os produtos possuem ficha técnica e são aprovados pela Vigilância Sanitária municipal, estadual, e também pela Anvisa.

 

A fábrica gera empregos diretos e indiretos.  O centro de distribuição principal da Ekilibre fica em São Paulo (SP). As vendas ao consumidor final são feitas pelo site www.ekilibreamazonia.com  e em lojas de produtos naturais. Para Lojistas interessados em revender basta preencher um formulário neste site.

Kairós ressalta que 80% das matérias-primas são adquiridas de cooperativas da bacia amazônica, comunidades ribeirinhas e indígenas. Onze agrupamentos distribuídos nos estados Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre estão na cadeia produtiva da empresa de Alter do Chão. Ele estima que o empreendimento beneficia 40 famílias entre ribeirinhos, indígenas e assentados.

Como muitas dessas entidades ainda estão em níveis diferentes de formalização, a gente também presta assessoria jurídica para ajudá-las a chegar ao padrão que precisamos, explica.

 

 

 

 

 

 

 

 


Loja física Ekilibre Amazônia  em Alter do Chão- Foto Zezé Freitas

 

LABORATÓRIO NATURAL

O grande laboratório da Ekilibre é a floresta, afirma Kairós. Em todos os lugares que visitei sempre experimentei os hábitos das comunidades tradicionais, conta. Em Alter do Chão, viveu os costumes dos povos ribeirinhos e indígenas. Começou a misturar tecnologia mexicana com brasileira e continua pesquisando sobre a biodiversidade da floresta.

Não há substâncias nocivas à saúde nos produtos da Ekilibre. São zero sintéticos.

A Ekilibre Amazônia começou, em 2011, e os primeiros produtos foram o Desodorante sem alumínio e o Creme dental sem flúor.

 

 

 

FACHADA DO LABORATÓRIO. FOTO: ZEZÉ FREITAS

 

EMPREENDENDO

Ekilibre Amazônia - Sabonetes artesanais

Para abrir a empresa, Kairós precisava de outras habilidades em gestão e finanças. Começou a fazer cursos no Sebrae SP, em 2015, e no Sebrae PA, em 2018. Participou do Empretec, uma metodologia da ONU ministrada pelo Sebrae para desenvolver comportamentos empreendedores. Ele e a sócia Zezé Freitas também participaram do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

A empresa cresceu à taxa de 60% ao ano. Em 2018, subiu para 100%. Sempre com capital próprio, enfatiza. O sucesso se deve às fórmulas simples, concentradas e extremamente naturais. A Amazônia é muito poderosa.  Respeito muito a floresta, declara.

No momento, existe uma Loja franqueada em Alter do Chão. A meta da marca, segundo Kairós, é se tornar referência nacional e internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabonetes Ekilibre Foto: Fê Sophia

 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Toda água utilizada no laboratório é tratada por meio de um biofiltro, composto por plantas e material orgânico, que devolve a água limpa, que já não possui contaminantes, pois os insumos da Ekilibre Amazônia são naturais. O saneamento é feito por um sistema fechado de bananeiras. A parte sólida vai pra terra como adubo, que faz a bananeira crescer, dando frutos rapidamente. A água é devolvida por evapotranspiração através de folhas da bananeira; o sol bate na folha e puxa água da raiz, explica Kairós. Veja o vídeo abaixo.

 

90% das embalagens são em vidro e apenas quatro itens ainda em plástico reciclado.

Óleos naturais Foto Joyce Viana

 

 

 

 

Interior da loja física, em Alter do Chão

 

 

Kairós se sente gratificado pelo papel que a empresa está exercendo na economia local. Sou um capitalista consciente. Quero que todo mundo fique bem. Comecei vendendo na praça. Acredito que o esforço pessoal leva a pessoa a evoluir, conclui. (www.ekilibreamazonia.com)

Por Maria Clara Cabral e Vanessa Brito

Quer saber mais?  Siga-nos no instagram @ekilibreamazonia e no Canal Youtube Ekilibre Amazônia.